domingo, 9 de dezembro de 2012

Jesus e o Papai Noel se encontram


Peça natalina escrita para encenação do grupo de pais da Associação Espírita Dom Feliciano para as crianças da evangelização, na festa de encerramento das atividades anuais e comemoração do Natal, em 08/12/12.

PRIMEIRA PARTE:
JESUS - Bom dia, Papai Noel!
PAPAI NOEL - Bom dia, Jesus... Não, na verdade não está nada bom...
JESUS - O que está havendo, irmão? Por que esta tristeza?
PAPAI NOEL - Você já deu uma passadinha nas lojas? Estão decoradas para o Natal desde a passagem do Dia das Crianças! É um absurdo!
JESUS - Calma Papai Noel, não é preciso tanta amargura. Vamos conversar um pouco...
PAPAI NOEL - É esse consumismo! As pessoas só estão querendo comprar e ganhar presentes. Poucos lembram que é o teu aniversário. Poucos se lembram de ajudar a um necessitado. Só querem lucros, presentes, festas, brilhos!
JESUS – Amigo Noel, você é um amigo importante, que Meu Pai, Deus, colocou ao meu lado para lembrar aos homens que eles devem ser bons. Vamos tentar ver o lado bom das coisas. Se os enfeites são postos mais cedo, é uma oportunidade das pessoas lembrarem antes que o Natal está se aproximando.
PAPAI NOEL - Que lado bom, Jesus? As pessoas só me vêem para entregar presentes. Eu nunca quis ser o personagem principal dessa festa, que é sua! O seu aniversário! Onde já se viu o animador da festa ser mais importante que o aniversariante? Avisa aí que o Papai Noel está chateado! Estou desistindo deste trabalho!
Papai Noel se afasta um pouco, senta em um canto, chorando, muito triste, com o saco de presentes vazio nas mãos.
(Narrador) JESUS fica pensando:
JESUS: Pobre Noel! Seu desejo sempre foi o bem. Preciso fazer alguma coisa. Ele é um símbolo importante do Natal. Principalmente, para lembrar as pessoas que não são cristãs que esta é uma época de amor, alegria, esperança e caridade. Preciso de todos os aliados possíveis na divulgação do bem. Não posso perdê-lo!
(Narradora) Então JESUS faz uma prece... 
JESUS: “Pai Amado se for a tua vontade, envia aqui todos os companheiros que estiveram presentes no meu nascimento, humanos e animais, para testemunharem como foi aquela noite e lembrarem, ao meu amigo, a importância desta data para que ele não abandone sua missão”.

SEGUNDA PARTE:
Entram em cena José, Maria, os reis magos, o pastor, a ovelha, a vaca, o burro e o anjo e se colocam em torno de Jesus, reconstruindo o presépio. Cada um dá o seu testemunho:
MARIA - Meu amado filho, lembro como se fosse ontem... Tu, tão pequenino, nos meus braços. Como para qualquer mãe, foi o dia mais feliz da minha vida! Mas havia algo mais, havia uma luz, uma mensagem de esperança. E eu compreendi que tu vieste uma criança como as outras, para mostrar que as crianças têm o futuro pela frente e podem transformar o mundo!
JOSÉ - Sim, eras uma criança como todas as outras, pequeno e frágil. Mas te fizeste forte para suportar nossa vida, tão dura e simples, como tantas crianças que precisam trabalhar desde muito cedo para ajudar seus pais no sustento do lar. Há várias maneiras das crianças colaborarem com seus pais dentro de seus lares!
BURRO - Usam meu nome para xingar as pessoas. Mas de bobo eu não tenho nada! Quando te vi, naquela manjedoura, também compreendi que eras uma criança que irias inspirar todas as outras!
VACA - E eu acostumada a dar o meu leite para alimentar os humanos... Sabia que aquela criança alimentaria a alma de toda a humanidade!
PASTOR - Fui avisado pelo anjo que o salvador havia nascido. Quando vi o senhor tão pequeno na manjedoura, quase não acreditei que seria capaz de salvar alguma coisa! Como uma criancinha poderia ser o salvador? Mas era verdade! A sua mensagem salvou nossos corações!
OVELHA - E mostrou a todas as crianças que devem amar tudo o que é vivo, homens, animais, enfim, toda a natureza!
REI MELCHIOR - Viemos de tão longe para te trazer presentes, mas, os presenteados fomos nós!
REI BALTAZAR - Trouxemos ouro, incenso e mirra, mas nada disso tinha o valor daquilo que o menino iria nos ensinar!
REI GASPAR - Somos reis, reis magos! Mas toda a nossa nobreza não chegava aos pés da força daquela criança! A força do amor e da caridade!
ANJO - Mestre Jesus, o que queres que eu faça por ti?
JESUS - Meu amigo, quero que vá até aquelas crianças (e aponta as crianças que estão na sala) e peça a elas que doem todo o seu amor, todo o seu carinho, e ajudem o nosso amigo Noel a voltar a acreditar na humanidade. Precisamos dele como um símbolo de esperança para as crianças que ainda não me conhecem. Pergunte a elas se não gostariam de ajudar o Papai Noel a levar felicidade para outras crianças.
ANJO (pega o saco vazio das mãos do Papai Noel e dirige-se às crianças): - E então, queridas crianças? Vamos ajudar o Papai Noel a cumprir sua importante missão? Que tal cada um doar um presente a uma criança que nada ou tão pouquinho tem? Vamos ajudar?
anjo arrecada os brinquedos, colocando todos no saco de presentes Papai Noel. Entrega o saco para Jesus, sorrindo: - Aqui está!
JESUS (dirige-se para o Papai Noel e lhe entrega o saco de presentes): - Amigo Noel, a chave de tudo está nas crianças!

Os dois se abraçam. Fim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário