sexta-feira, 30 de novembro de 2012

É o fim do mundo!


Dizem que o mundo vai acabar em 21 de dezembro do corrente. Tudo por conta dos maias, que faziam um calendário que vai somente até esta data.
Bom, eu escrevi um diário até o dia 04 de janeiro de 1992. Então como eu não quis mais escrever, o mundo acabou neste dia. O mundo acabou também quando o Pasquim deixou de ser escrito. O verdadeiro apocalipse aconteceu quando acabaram de ser escritos os capítulos da interminável novela Redenção.
O calendário dos maias vai somente até 21/12/2012, mas, olha que coisa curiosa, o que está em cima da minha mesa tem janeiro e fevereiro de 2013! Aliás, o nosso calendário tem uma Copa do Mundo agendada para 2014 e uma Olimpíada combinadíssima para 2016! Aqui, no Brasil!
Também acho suuuuuperinteressante que os maias, com toda a sua capacidade de prever o futuro, não conseguiram evitar a própria extinção. Será, então, que eram tão bons assim em fazer calendários?
E mais essa: o calendário maia, por acaso, corresponde ao calendário gregoriano, este que nós usamos?
Tenho sérias dúvidas sobre a seriedade deste fim do mundo. Cá com meus botões, penso que não vai acontecer.
O fim do mundo tem lá os seus encantos, é verdade. Pensa comigo: a gente morre, mas morremos todos juntos, não fica ninguém por aqui, chorando as saudades de quem partiu. Não teremos que pagar as 24 prestações da compra dos presentes de Natal, nem o IPTU 2013, nem o IPVA. O fim do mundo está marcado para o dia 21, sendo que até o dia 20 todos devem já ter recebido o décimo terceiro salário. Podemos todos comer e beber o décimo terceiro inteirinho, sem culpa, sem nos preocuparmos em botar um pouco na poupança, uma reserva para o ano que vem.
Mas, aqui entre nós, poderiam ter agendado para depois das festas, não é mesmo? Dois feriadões de quatro dias e o fim do mundo vai acontecer antes? Isso não tem o menor cabimento! Ainda bem que eu vou estar em férias. Detestaria trabalhar até as 18 horas, chegar em casa louca para tirar os sapatos e começarem as explosões e os gemidos, sem tempo nem para uma sonequinha.
Eu tenho certeza de que, se não frearmos nosso ritmo de consumo e degradação ambiental, o mundo se encaminhará para o fim inevitável. Mas não acontecerá em um dia. Acontecerá lentamente, uma tortura agoniante, dia após dia, mês após mês, ano após ano, cada vez pior, cada vez mais pobre em recursos, cada vez com mais fome, mais lixo, menos água. Mas isso somente se não frearmos nosso ritmo de consumo e degradação. Ainda há esperanças, se o homem acordar logo.
Quem sabe seja isso, afinal, o fim do mundo? O fim desta era de inconsequência e o início da era da maturidade. O fim de um tempo de destruição e o início de um tempo de construção de um mundo melhor. O fim deste mundo como o conhecemos e o começo de um outro, mais justo, mais humano, mais pacífico, mais afetuoso.
Quem sabe dia 21 de dezembro seja o início do tempo de despertar? Mas para despertar, será preciso marcar data? Podíamos começar agora mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário