quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Oração para o Negrinho do Pastoreio

‎"Negrinho do pastoreio
acendo esta vela pra ti
e peço que me devolva 
a querência que eu perdi.
Negrinho do pastoreio

traz a mim o meu rincão.
Eu te acendo esta velinha,
nela está meu coração.
Quero ver meu lindo pago
coloreado de pitanga,
quero ver a gauchinha
a brincar na água da sanga
e a trotear pelas coxilhas
respirando a liberdade
que eu perdi naquele dia
que me embretei na cidade"
Barbosa Lessa

Que neste 20 de setembro o Negrinho do Pastoreio ache para todos nós as nossas tradições esquecidas, deixadas de lado em nome da modernidade e do progresso, deturpadas pela invasão de outras culturas, pela ignorância e pelo desconhecimento de gente pseudocampeira que acha que inventou o campo e o cavalo.
Que neste 20 de setembro o Negrinho do Pastoreio ache para todos nós a nossa honra, a nossa coragem e o nosso brio, que nos devolva o orgulho de sermos gaúchos, de termos a melhor educação e a melhor saúde do país, obra de governantes determinados, combativos e honestos e que defendam as nossas necessidades.
Que neste 20 de setembro o Negrinho do Pastoreio ache para todos nós um motivo melhor para aparecermos no Jornal Nacional, que não sejam as baixas notas nas avaliações educacionais, nem a penúria das secas ou das enchentes, nem os escândalos envolvendo empresas públicas e autarquias do Estado.
Que neste 20 de setembro o Negrinho do Pastoreio ache para todos nós o direito de assistirmos jogos dos nossos times na TV aberta e sem favorecimento dos times dos outros estados.
Que neste 20 de setembro o Negrinho do Pastoreio que vive no coração de cada gaúcho possa achar a rédea deste Estado e assumir o comando novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário