sábado, 7 de julho de 2012

Sementeira


A sementeira é a terra semeada, o viveiro de plantas, a origem, a fonte, a causa.
Minha vida é a sementeira. Eu, sempre a lançar à terra sementes para germinar.
Preparar o solo. Arado, ancinho, enxada. Minha dedicação é o adubo. Abrir os sulcos, depositar as sementes. Depois regar e ir embora. A colheita é sempre para outra pessoa.
Isto não é um problema. A eterna necessidade de movimento faz com que eu não consiga me manter estática por muito tempo. Preciso andar. E vou deixando os rastros, os canteiros semeados. Começo, talvez meio, nunca o fim.
Já deixei um sem fim de obras inacabadas. Inconstância sim, concordo. Sou volúvel!
Mas com este sempre começar, já  descobri em mim habilidades que não conhecia, redescobri algumas que estavam esquecidas, derrubei velhas verdades, encontrei novas, revigorei o pensamento, fiz muitos amigos e me senti honrada por participar do nascimento de muitas coisas incríveis.
Vivo a emoção de ver a semente germinar e as flores e frutos nas mãos de outras pessoas, porque eu sei, no meu coração, que se eu não tivesse plantado, elas não teriam colhido. Não preciso destes créditos, no meu íntimo eu sou a mãe.
Desapego fácil, deixo para trás sem sofrimentos.
Só fico triste ao ver boas sementes perecerem em mãos pouco cuidadosas. Às vezes escolho solos inférteis, onde nada cresce. Ao invés de árvores frondosas, galhos secos e inertes.
Minha alegria é ver os frutos que um dia cultivei povoando as mesas, e as flores colorindo os vasos, ainda que por mãos alheias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário