domingo, 18 de março de 2012

O significado de uma cor

Não gosto de amarelo. Não, não é que eu não goste, acho que não combina comigo. Não uso nada amarelo porque me deixa pálida. Mas até que eu gosto das flores amarelas, a rosa amarela é lindíssima, o ipê amarelo é maravilhoso. Mas acho estranhos os carros amarelos, mesmo os esportivos. E o amarelo nas casas, não é em todas e também não em qualquer tonalidade que fica legal.
Quando contei para minha filha que construiríamos uma casa nova para morarmos, a primeira coisa que ela disse foi: "Oba! Uma casa amarela!"
Amarela???
Eu tinha em mente deixar minha filha participar de alguma forma na construção da nova morada. Como ela tem apenas 5 anos e é impossível nesta idade poder opinar sobre estrutura, distribuição da área física, materiais, pensei que ela poderia participar sugerindo as cores. A do seu próprio quarto, evidentemente, e também a pintura externa.
Antecipando esta minha intenção e antes que eu perguntasse, ela me sai com aquela frase: "Oba! Uma casa amarela!"
Nunca pensei nesta opção. Jamais sequer cogitei a possibilidade de pintar minha casa de amarelo. Pensava num verdinho, um azul claro, cores frias, tons de água, combinando com a pisciana que eu sou. Não. Amarelo estava fora de questão.
Mas o entusiasmo dela, tão iluminado quanto a própria cor, acabou me contagiando. Comecei a visualizar mentalmente aquela fachada, com as aberturas brancas, um jardinzinho, e fui acostumando com a ideia.
No dia em que fomos escolher as tintas, ela foi junto. Mostrei algumas tonalidades no catálogo e ficamos entre maracujá, canário e acácia mimosa. Já havia olhado na Internet, no site do fabricante, e visto algumas coisas previamente, então fechei um pouco o leque de opções e apontei para ela aquelas tonalidades que achei mais interessantes. Acácia mimosa é o nome da cor escolhida. Um amarelo claro, mas extremamente luminoso, a cor da florzinha da acácia mimosa, de fato.
Esta semana, finalmente, foi feita a pintura externa das paredes. Na primeira passada dos rolos, um enorme susto: o amarelo inicial, com a tinta ainda fresca, é cor de manga madura, quase passada! Meu Deus, não foi nisso que pensamos! Mas realmente foi só um susto. Assim que a tinta seca, assume a cor esperada, e fica linda.
Vou morar em uma casa amarela, quem diria!
O amarelo que significa alegria, mas que para mim significou também a consideração pela mais jovem moradora da casa, o respeito por seu direito a participar na construção daquele que será o seu lar.
O quarto? Ah, sim, é lilás!

Nenhum comentário:

Postar um comentário