domingo, 9 de março de 2014

Direita x Esquerda

Em 07/03/14, David Coimbra publica em Zero Hora a crônica O Monstro de Goiânia, falando de um assassino frio e cruel que matou uma mulher em um assalto, diante de seu filho de 1 ano de idade.

Fiquei muito impressionada com a crônica de hoje do David Coimbra na ZH.
Além do óbvio, a narrativa do crime, o que me impressionou foi a clareza da análise sobre as opostas posturas da esquerda e da direita brasileiras em relação à segurança pública, às origens da violência, aos métodos corretivos e/ou punitivos.
Não sou de esquerda. Ando de saco cheio da esquerda e sua profusão de palavras, seu paternalismo incapacitante, sua ditadura velada.
Mas também não sou de direita, porque não concordo com o consumismo desenfreado e devastador e os abismos sociais que ela propicia.
Também não aprovo a manipulação da mídia que ambas exercem com maestria para conduzir sua manada.
E me causa repugnância quando ambas se põem lado a lado nos palanques com fins eleitoreiros, numa demonstração asquerosa de falta de coerência. Não estão dialogando, estão apenas somando números.
Na verdade, me identifico muito mais com a sabedoria do velho Confúcio, que dizia que "a virtude está no meio".
Acredito que enquanto não chegarmos a um meio termo, a um diálogo verdadeiro e de nível elevado entre esquerda e direita, enquanto não abandonarmos os extremismos e os fanatismos políticos, estaremos fadados a isto aí que o Coimbra tão bem descreveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário